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O modo como consumimos produtos e serviços mudou drasticamente com a internet. Basta notar que 90% dos consumidores não decidem sobre uma marca antes de iniciar uma pesquisa no Google.
A publicidade e a comunicação acompanharam essa tendência e o marketing digital se consolidou ao longo da última década como uma estratégia imprescindível para empresas de todos os tamanhos, além de um campo cheio de possibilidades para os profissionais de marketing.
O Brasil é hoje o país da América Latina que mais investe em marketing digital. A estimativa é de que, ao final deste ano, o país responda por 53,7% do valor aplicado em mídias digitais na região. O que não é pouco, já que a previsão é de que os investimentos de marketing em plataformas digitais na América Latina chegue a US$ 9,17 bilhões em 2019.
Os dados são do estudo Latin America Ad Spending, realizado pela consultoria eMarketer, e mostram que se você trabalha com marketing e ainda não atua no digital, provavelmente está perdendo grandes oportunidades profissionais – e também para sua empresa.
Mas como começar a trabalhar com marketing digital?
O marketing digital segue como uma área que oferece potencial de crescimento para profissionais e para negócios, mas que também exige capacitação, atualização e maturidade digital. Por isso, reunimos neste texto algumas dicas para quem deseja aprender mais sobre as características e possibilidades do marketing digital e trabalhar nessa área. Confira:
1. Invista em cursos e certificações em marketing digital
Fazer cursos de marketing digital é um bom começo para quem quer atuar na área ou pelo menos entender melhor esse universo. A Rachel Sardinha, diretora de marketing da VOCALI, fez uma lista no blog do Projeto Cora com alguns cursos online – e gratuitos! – de marketing digital. Veja quais são os cursos.
Além das opções gratuitas, a RD University oferece cursos de inbound marketing, vendas e customer success de diferentes níveis. Já a Universidade Rock Content possui certificações específicas em temas como produção de conteúdo, email marketing, SEO, WordPress etc.
A Hubspot, empresa americana pioneira em inbound marketing, tem muitas opções de cursos na área que ajudam não apenas a entender as técnicas de marketing digital, mas também de conhecer o cenário internacional.
2. Desenvolva as habilidades necessárias para trabalhar com marketing digital
Como todas as profissões, o marketing digital requer certas habilidades específicas. Confira algumas delas:
Capacidade de adaptação e atualização a respeito do meio digital são características inerentes ao profissional, uma vez que o marketing digital está em constante mudança. Atualizações nos algoritmos do Google e das redes sociais, alteração de conceitos relacionados à jornada de compra (funil e flywheel) e tendências e comportamentos regionais são apenas alguns exemplos de como é preciso estar sempre atualizado no mercado.
Análise + criatividade: engana-se quem acredita que o trabalho de marketing depende apenas do aspecto criativo, das grandes sacadas e dos conceitos inovadores… O pensamento analítico também é essencial para que o profissional de marketing digital possa analisar métricas e extrair insights a partir delas.
O profissional também precisa dominar os conceitos do marketing digital para entender a rotina do seu trabalho – e também para o caso de especializar-se em determinada área do marketing digital.
3. Cuide do seu marketing pessoal
Regra óbvia para quem trabalha com marketing: se você não consegue vender a própria imagem como vai vender os produtos ou serviços da empresa?
No digital isso não é diferente. Participação em eventos, networking e um currículo bem elaborado continuam sendo fundamentais para se dar bem no mercado. Mas aí entra um item crucial: a sua presença digital.
O LinkedIn é um ótimo começo – e não apenas pelas vagas que você encontra por lá. A rede social oferece possibilidades de networking e estratégica para quem quer destacar sua carreira na internet. Eu reuni recentemente aqui no blog da VOCALI algumas dicas de como gestores de marketing podem aproveitar melhor os recursos do LinkedIn. São orientações sobre como otimizar perfil, compartilhar conteúdos e acompanhar tendências, e que também valem para quem está entrando nesse mercado.
Para destacar-se na internet, você precisa falar sobre suas ideias, seus estudos e mostrar que entende do assunto e está por dentro das tendência dos mercado. Para isso, aproveite aproveite a plataforma de artigos do LinkedIn ou criar seu próprio blog para isso.
Outra dica de ouro: Lembre-se que tudo o que você fala na internet faz parte da sua imagem. Por isso, muito cuidado com discussões em redes sociais, polêmicas e comportamentos ofensivos.
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