Confira a seguir alguns exemplos de estratégias de inbound marketing que a VOCALI já utilizou com seus clientes para aumentar o número de visitantes, melhorar o posicionamento orgânico, captar mais leads e gerar mais vendas
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Você já deve estar cansado de ler (e ouvir) como o inbound marketing beneficia diferentes tipos de empresas no processo de vendas, certo? Mas quando visualizamos esses resultados e conhecemos as histórias de empresas que investem em inbound fica muito mais fácil de entender o papel dessa metodologia de comunicação e vendas – e por que é tão importante investir nela.
Pensando nisso, separei alguns cases de sucesso em inbound marketing de clientes da VOCALI que mostram os resultados de ações de em diferentes etapas do funil de vendas. Espero que os exemplos sirvam de inspiração para você criar estratégias para o seu negócio.
Case 1: 300% de aumento das visitas do site e seu produto na primeira página das buscas
Quando uma empresa possui um produto ou serviço muito específico, a necessidade de um um bom ranqueamento é ainda mais latente. Afinal, se o usuário já tem interesse na área (a ponto de procurar por um assunto tão específico) é preciso que ele chegue ao seu site e não ao de seus concorrentes.
Esse era o desafio da Wier, startup com foco em fabricação de geradores de ozônio, que não possuía uma presença digital consolidada e que não estava nas primeiras posições da busca.
Em seis meses de trabalho de inbound marketing com a Wier, focamos na produção de textos semanais para o blog, o que resultou em um aumento de visitas no site de mais de 300%.
Nossa equipe também identificou a necessidade de uma landing page ou uma página de referência que resumisse todas as características e usos do gerador de ozônio, produto carro-chefe da empresa. Era preciso aproveitar esse conteúdo em anúncios de Google Ads e, claro, melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas.
Conteúdo otimizado, link no menu principal do site e campanhas de Ads focadas na palavra-chave contribuíram para que, em três meses, a página de referência aparecesse na primeira página do Google e nos primeiros lugares nas buscas para “o que é um gerador de ozônio”, “como funciona um gerador de ozônio” e “o que faz um gerador de ozônio”.
Quais insights esse exemplo nos traz?
O site da sua empresa tem uma página que resume o que você faz? Essa página está bem ranqueada para as palavras-chaves mais importantes do seu negócio? Pode parecer básico e óbvio, mas esse é um dos alicerces do ranqueamento e que nem sempre é levado em consideração pelas empresas.
Não se esqueça: só quem já conhece sua marca vai procurá-la pelo nome no Google, as pessoas geralmente buscam por soluções ou até pelos problemas que enfrentam. Se o seu potencial cliente procurar no Google (neste momento) a principal solução que sua empresa oferece ele vai cair no seu site ou não?
Case 2: Harmonizando cerveja, queijo e uma taxa de conversão de 65%
Atrair novos alunos. Esse é o objetivo central do inbound marketing para o Science of Beer, instituição pioneira no ensino de cervejas no Brasil.
“Ah, mas atrair leads falando de cerveja deve ser moleza, né…”
Não é bem assim. A bebida é, de fato, um assunto que chama a atenção, mas nas ações de inbound marketing do Science of Beer não basta “falar de cerveja”. Afinal, estamos trabalhando com uma empresa de ensino que busca um público que já conhece o assunto e que em muitos casos já atua no mercado cervejeiro. Isso sem falar em um ticket alto para um cliente B2C.
Para fazer com que o Science of Beer alcance sua persona, o trabalho da VOCALI é focado na oferta de conteúdos de qualidade que mostrem o valor da instituição de ensino, e em ações de relacionamento para manter o engajamento dos contatos e fazer com que os leads evoluam em sua jornada de compra.
Destaco aqui um exemplo de sucesso: o Guia de Harmonização de Cervejas e Queijos que obteve uma taxa de conversão de visitantes em leads de 65%. O material foi criado para atrair leads em busca de mais informações sobre o papel da cerveja na gastronomia, ou seja, potenciais alunos do curso de sommelier de cerveja.
Se uma taxa de conversão de 40% já é considerada excelente nesse mercado, com esse material chegamos a 70% na primeira semana após o lançamento, consolidando os 65% nas semanas seguintes.
O resultado é fruto da criação de uma landing page visualmente atrativa e com uma linguagem objetiva, aliada à divulgação em diferentes canais: blog post para aumentar o ranqueamento, email marketing para comunicar a base (pessoas já interessadas no assunto), publicações nas redes sociais e campanhas de Google Ads para agilizar o direcionamento ao site das pessoas interessadas no tema.
Que lições podemos tirar desse case?
O Science já tinha um conteúdo de qualidade – um informativo sobre o assunto – mas que não estava formatado de maneira atrativa e, principalmente, que não era utilizado para captação de leads.
Ao colocar esse material em um landing page, criamos um novo espaço para atração de potenciais alunos, além de oferecer um conteúdo que demonstra a expertise do Science quando o assunto é harmonização e inserção da bebida na gastronomia.
Sua empresa provavelmente também tem materiais com potencial para geração de leads, certo? Já pensou em aproveitá-los em landing pages e anúncios no Google para atrair potenciais clientes?
Case 3: 700% de crescimento das vendas no e-commerce
Empresa jovem no mercado e com pouca presença digital, mas que já acumulava prêmios nacionais e internacionais. Esse era o contexto da cervejaria Lohn Bier em 2017, quando a VOCALI iniciou a implementação do inbound marketing para a marca.
A Lohn já tinha o conteúdo necessário para destacar-se no mercado: produtos de qualidade, medalhas em competições pelo mundo e um nome incipiente no mercado cervejeiro. O que faltava era transformar o apelo da marca em vendas – tanto para o mercado B2C quanto para o B2B.
Entre 2017 e 2018 estruturamos o inbound marketing da marca por meio de blog posts, campanhas de email marketing, postagens em redes sociais e campanhas de mídia paga nas redes sociais, além de colaborar com ações de marketing e de assessoria de imprensa pontuais. O resultado foi um aumento de 700% nas vendas do e-commerce em apenas cinco meses de trabalho.
Um dos fatores que mais contribuíram para o aumento das vendas foram as ações de email marketing. A criação de email semanais com as principais ofertas da loja virtual contribuiu para manter o interesse constante dos leads por promoções e novidades, e impulsionou as vendas da cervejaria pelo e-commerce. Além disso, foram criadas campanhas específicas para os leads que não interagiam com os emails com o intuito de engajar novamente esses contatos, reinserindo os leads desengajados na jornada de compra.
Como esse case nos inspira?
A base de leads é um ativo valioso para as empresas, pois concentra os contatos de pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse pela marca. Mas de nada adianta ter os leads e não nutri-los.
Manter o interesse da base de leads não significa bombardear os contatos com emails o tempo todo, mas estabelecer uma frequência na comunicação. Além disso, é preciso avaliar, de tempos em tempos, se os contatos desengajados podem voltar para a conversa ou se é o momento de deixá-los ir.
Seja o seu próprio case de sucesso!
Eu listei aqui alguns exemplos que ilustram como o marketing digital pode impulsionar negócios de diversos segmentos e em diferentes etapas no funil de vendas. Mas os três cases de sucesso têm algo em comum: eles não aconteceram “do nada”. Muito pelo contrário. São resultados de ações planejadas e executadas pela VOCALI a partir da análise do negócio e de seu respectivo mercado, levando em consideração as tendências e boas práticas do inbound marketing.
Como podemos ajudar a sua empresa? Se você também deseja que o seu negócio obtenha bons resultados de marketing digital, entre em contato conosco para que possamos fazer um diagnóstico da situação atual da sua empresa, identificar oportunidades de melhoria e potencializar suas forças, encontrando as melhores soluções para o seu negócio.
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