E lá vamos nós falar de podcast de novo… Isso porque 2019 pode ter acabado, mas o interesse do brasileiro por esse formato de mídia segue firme e forte.
Para entender melhor o mundo dos podcasts, as tendências de consumo, os números e as características do mercado, eu recomendo a leitura do texto Podcast: O que você precisa saber sobre o formato digital mais comentado em 2019, escrito pelo Alexandre Gonçalves e disponível aqui no blog da VOCALI.
Mas se você: a) ainda não se rendeu ao podcast; b) não sabe por onde começar; c) quer entender melhor o formato; d) ou busca inspirações para criar seu próprio podcast… é hora aproveitar algumas indicações de programas para ouvir em 2020.
Como a podosfera brasileira oferece uma miríade de temas, separei dicas de podcasts de negócios e marketing, mas também de atualidades, notícias, ciência, cultura pop e muito mais. Vamos lá?!
1. Mamilos
O Mamilos é um dos maiores podcasts do país e o principal exemplo de profissionalização do formato, já que conta hoje com dezenas de patrocinadores e funcionários. O programa é apresentado pelas publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis e discute temas polêmicos a partir de visões e argumentos distintos dos convidados de cada episódio. A ideia é abordar questões relacionadas a áreas como economia, política, comportamento, educação, ciência e saúde.
Você pode ouvir o Mamilos aqui
2. Braincast
Discutindo criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios, o Braincast é mais um clássico da podosfera brasileira. No ar desde 2006, é o primeiro podcast produzido pelo B9, o portal que se converteu na maior produtora especializada em podcasts do Brasil e que abriga programas como o Mamilos.
3. Café da Manhã – Folha de S. Paulo
A Folha de S. Paulo foi provavelmente o veículo de comunicação tradicional que melhor soube aproveitar o boom dos podcasts no ano passado. O programa Café da Manhã, produzido em parceria com o Spotify, traz informações sobre os assuntos mais relevantes do dia. O podcast está ar desde o início de 2019, é publicado de segunda a sexta-feira, sendo que cada episódio tem uma duração média de 20 minutos.
4. Show me the ROI – Resultados Digitais
Aqui temos um exemplo de podcast produzido por uma empresa e que pode servir de inspiração para o seu negócio. O Show me The ROI é o podcast da Resultados Digitais voltado para ajudar as agências parceiras no crescimento e venda – mas como está disponível nas principais plataformas, pode ser acessado por qualquer pessoa. Semanalmente o programa conta com a participação de especialistas da áreas de marketing, vendas, gestão, customer success etc.
Ouça os episódios do Show me the ROI
5. Cast for Closers
Outra indicação de podcast corporativo é o Cast for Closers. O programa sobre vendas reúne entrevistas com profissionais da área e insights sobre inside sales. O podcast é uma produção da empresa de Inside Sales Meetime, e é um ótimo exemplo de como incluir esse formato de conteúdo nas estratégias de marketing digital para se tornar autoridade na área.
6. Projeto Humanos (Caso Evandro)
“O Caso Evandro” é um nome que sempre vêm à tona ao se falar de novos modelos de podcast no Brasil. Em formato de storytelling, o programa usa narração, trilha sonora, entrevistas e transcrições de arquivos para contar a história (nunca solucionada) de um menino desaparecido no litoral do Paraná em 1992 – e de todas as tretas judiciais e políticas que envolvem o caso. Produzido por Ivan Mizanzuk, que também é criador do Anticast, O Caso Evandro é a quarta temporada do podcast Projeto Humanos.
Conheça O Caso Evandro e as demais temporadas do Projeto Humanos
7. Dragões de Garagem
Podcast de divulgação científica, o Dragões de Garagem tem como proposta falar de ciência de forma acessível e descontraída. O programa conta com apresentação e participação de pesquisadores brasileiros das mais diversas áreas, o que rende uma variedade de temas. Energia nuclear, dinossauros, mecânica quântica, fascismo e inteligência artificial são alguns exemplos assuntos abordados nos episódios.
Você pode ouvir o Dragões de Garagem aqui
8. Xadrez Verbal
Definido como “um semanário de política internacional”, o Xadrez Verbal é uma ótima pedida para quem deseja entender um pouco das relações internacionais da atualidade e o que está acontecendo no mundo. O podcast reúne as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, e debate dos convidados.
Confira aqui os episódios do Xadrez Verbal
9. Cinem(ação)
Se o assunto é cinema, minha indicação é o podcast Cinem(ação). Além dos episódios clássicos de análise de filmes, o podcast também conta com entrevistas, programas dedicados a explicar e debater funções e áreas que não são tão conhecidas da produção cinematográfica, além de outros aspectos que envolvem o mercado de cinema.
10. Papricast
Esta é uma indicação bem pessoal, já que em meio a infinidade de podcasts de cultura pop o Papricast é meu favorito. Com uma linguagem bem-humorada, o podcast tem desde programas mais nonsense, passando por indicações de HQs, séries e filmes, até episódios mais sérios como o que aborda masculinidade tóxica e o que discute “porque falar de cultura pop é falar de política”.
O Papricast passa por uma pausa com duração indefinida, mas os episódios podem ser ouvidos aqui.
E o seu podcast… vai rolar?
As dicas de podcasts que eu listei aqui vão desde produções mais independentes até conteúdos feitos por veículos de comunicação, produtoras especializadas e, claro, empresas. Se você acredita que sua marca também possui potencial (e conteúdo) para incluir o podcast nas estratégias de marketing digital, fale com a gente.
Vamos te ajudar a aproveitar esse formato de mídia para fortalecer a autoridade do seu negócio no mercado.
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