Mais exposição no mercado, redução no tempo de aquisição do cliente, aceleração das vendas… Muitas são as possibilidades que o inbound marketing, associado à ações de marketing digital, oferece para empresas de vários tamanhos e áreas de atuação. E, ao contrário do que muitos possam imaginar, o inbound marketing gera resultados também para as empresas B2B, que vendem para outras empresas e não somente para aquelas que comercializam seus produtos diretamente para o consumidor final.
Mas para que resultados concretos e escaláveis venham, não basta apenas concentrar investimentos em canais de marketing digital e não em uma estratégia completa de inbound, que inclui também o uso de automação e ações especializadas de geração e gestão de leads. Para funcionar, é preciso seguir boas práticas, montar estratégias de longo prazo e ter maturidade digital. É aí que as empresas ainda têm muito a melhorar.
O inbound marketing e sua empresa
O inbound marketing tem relação direta com o marketing digital e suas principais ferramentas (blogs, e-mails, redes sociais...). E embora seja uma estratégia de comunicação e vendas cada vez mais presente no mercado, ainda não é aproveitado em sua totalidade pelas marcas brasileiras. Veja os dados.
- De acordo com a consultoria McKinsey mostram que o Brasil é o país da América Latina que mais investe em marketing digital (24,4% do total de mídia, contra 43,5% da média global), mas 80% das empresas estão ainda em estágios iniciais.
- Já a pesquisa Maturidade de Marketing Digital e Vendas no Brasil reforça esse cenário. O estudo aponta que 94% das empresas brasileiras usam o marketing digital como estratégia de crescimento, mas 32% delas não se consideram eficientes.
E qual é a situação aí na sua empresa? O inbound marketing traz resultados? Sua marca possui maturidade digital para utilizar todo o potencial dessa estratégia? Você mensura os resultados do trabalho de marketing para saber se está no caminho certo?
Analisar o que funciona ou não – mesmo que sejam pontos técnicos ou específicos – ajuda a entender onde você pode estar errando, e é o primeiro passo para ter uma estratégia de inbound marketing mais eficiente.
Responda nosso teste de inbound marketing e entenda se sua estratégia está correta, conheça quais os pontos que merecem atenção e saiba em que você precisa evoluir para conseguir resultados positivos e escaláveis para o seu negócio.
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