Uma automação de marketing estratégica gera economia de tempo e dinheiro para as empresas, além de possibilitar que as ações de Inbound Marketing sejam realizadas de forma mais organizada e segmentada.
Mas lembre-se: ter um software de automação não significa a substituição do time de marketing. Pelo contrário, ferramentas digitais servem para colaborar com o trabalho dos especialistas.
Os recursos de automação vêm para somar, por isso é tão importante contar com profissionais que saibam usar as ferramentas de maneira adequada. Dessa forma, as chances de ter bons resultados aumentam significativamente.
O que pode ser automatizado?
Marketing de conteúdo
A automação voltada para marketing de conteúdo envolve o uso de ferramentas para monitorar tendências, organizar calendários editoriais e estruturar melhor o conteúdo.
Saiba mais: Como o marketing de conteúdo impulsiona o crescimento do seu negócio?
Gerenciamento de dados
O uso de um CRM ajuda o vendedor a executar tarefas de forma mais ágil e estratégica, além de aprimorar a integração entre as áreas de marketing e vendas.
Automação de email
Facilita a classificação de leads conforme o estágio de compra, dados de navegação no site e interesses, o que permite a criação de conteúdos personalizados em cada etapa do funil.
Otimização de site e aplicativos
Ajuda a medir o desempenho do site e descobrir os pontos que podem ser melhorados. É uma forma de entender o público da empresa e quais conteúdos são considerados relevantes.
Engajamento
O uso de dados automatizados permite que as ações de retenção, engajamento e relacionamento com clientes e potenciais clientes sejam aprimoradas.
Inteligência generativa
Permite a produção de conteúdo baseada em modelos avançados de aprendizado de máquina, além de oferecer insights valiosos apoiados em dados para proporcionar campanhas mais direcionadas e eficazes.
Análise de dados
Informações como origem de dados, distribuição e resultados são essenciais para entender de maneira real o comportamento dos usuários e evitar estratégias baseadas em achismos.
Nutrição de leads
Etapas que envolvem a captura de informações, a qualificação, as notificações de status do lead, a pontuação de leads (lead scoring) e as métricas podem ser feitas de forma mais dinâmica e fácil com o uso de um software de automação.
Leia também: Como manter o engajamento da minha base de leads?
Como os profissionais de marketing usam a automação?
Mesmo que o uso da automação de marketing traga “um mar de possibilidades”, a conquista de resultados só ocorre quando os profissionais gerenciam corretamente as ferramentas.
São adotadas boas práticas de segmentação para entregar o conteúdo mais adequado em cada etapa do funil. Mas também é importante que a automação e a personalização caminhem juntas. Funciona assim: quanto mais segmentado é o público, mais fácil é criar estratégias customizadas.
Além disso, a automação permite que os profissionais possam monitorar e realizar ajustes constantes em suas estratégias de marketing digital. Nesse sentido, a análise de dados tem um papel fundamental, pois mostra como as automações impactam no trabalho de marketing.
Softwares de automação de marketing e vendas
Hubspot
É uma empresa norte-americana que conta com softwares de marketing, vendas e serviços. A ferramenta de marketing permite a implementação de estratégias para aumentar o tráfego, converter mais visitantes e executar campanhas completas.
RD Station
Também disponibiliza ferramentas de automação de marketing e vendas. As ações realizadas na plataforma são direcionadas para atrair oportunidades de vendas, conquistar mais clientes e escalar o crescimento de empresas.
Leia também: RD Station Marketing: cinco dicas para começar a usar a ferramenta de automação
Por que contar com uma equipe especializada em automação de marketing?
De nada adianta sua empresa ter uma ferramenta de automação robusta, mas não ter os profissionais certos para gerenciá-la. Com tantos recursos, é preciso contar com um time que entenda do assunto e saiba como operar a plataforma para oferecer os melhores resultados.
A Vocali conta com uma equipe capacitada para aproveitar de forma eficaz as possibilidades oferecidas pela automação de marketing. Fale conosco e veja como podemos te ajudar a ter resultados ainda melhores nas estratégias de Inbound Marketing.
Crédito da imagem: Imagem de freepik
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