Como a Vocali ajudou a ACIF a impulsionar a geração de leads

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Permitir que os empreendedores de Florianópolis tenham acesso a uma rede de apoio, gerando maior representatividade e novas oportunidades de negócios é o principal foco da ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis).

Cliente das áreas de Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa da Vocali desde 2022, a entidade trabalha há mais de 100 anos para integrar a classe empresarial e dar voz ao setor produtivo.

O desafio enfrentado pela ACIF

Uma das principais metas do primeiro ano de trabalho do time de Inbound Marketing da Vocali era aumentar a geração de leads para atrair novos associados.

Após a realização de reuniões para identificar as necessidades e expectativas da ACIF, a equipe de Inbound elaborou um diagnóstico de presença digital. E, desde maio de 2022, a Vocali começou a implementar as estratégias e iniciativas planejadas.

As ações e estratégias

Para que a ACIF aumentasse a taxa de conversão de visitantes para leads, a Vocali desenvolveu 12 novas campanhas de conversão, sendo:

  • 7 landing pages de soluções oferecidas pela ACIF aos associados;
  • 4 novas landing pages de campanhas ou ações específicas;
  • e 2 landing pages de materiais para download.

Os guias sobre sustentabilidade e sobre inovação e tecnologia nas empresas, materiais de conversão desenvolvidos pela Vocali, foram divulgados através de campanhas de e-mail marketing e tiveram a criação de fluxos de automação para nutrir os leads.

Outra estratégia adotada foi a criação de fluxos de nutrição para conteúdos ricos que a ACIF já tinha. Antes, os leads que acessavam um determinado material da ACIF recebiam apenas um e-mail de confirmação. Foram produzidos fluxos de automação com pelo menos mais três e-mails e com um CTA para nova conversão.

Reunindo os materiais antigos e novos e outras campanhas comerciais, a Vocali criou mais de 30 e-mails de automação, divididos entre oito fluxos de nutrição de leads. Esse procedimento fez com que os leads mantivessem o contato com a empresa e pudessem avançar na jornada de compra.

Além disso, também foram otimizados os formulários em todas as landing pages comerciais e de conteúdos ricos. O foco foi o uso de formulários inteligentes para diminuir a quantidade de campos e melhorar a experiência dos usuários.

Os resultados

As estratégias adotadas ao longo do primeiro ano de trabalho foram primordiais para aumentar a geração de leads da ACIF.

De maio de 2022 até maio de 2023, a conversão de leads cresceu significativamente, oferecendo um cenário de novas perspectivas para a associação. Entre os principais resultados estão:

  • O crescimento de 31,34% na geração de leads em 12 meses com a Vocali: no primeiro ano, a ACIF gerou 2.112 leads, um aumento importante em relação aos 1.615 do período anterior.
  • A captação de novos leads aumentou 410% em maio de 2023, comparado ao mesmo mês de 2022.
  • A conversão de leads em maio de 2023 foi dez vezes maior do que em maio de 2022: foram gerados 687 leads – no mesmo mês do ano anterior, a ACIF teve 63 conversões.

Conclusão

O Inbound Marketing é fundamental para empresas e entidades que almejam impulsionar a geração de leads. Ao oferecer conteúdo atrativo, soluções para problemas e informações valiosas, as empresas estabelecem confiança e autoridade, atraindo leads qualificados de forma orgânica.

No caso da ACIF, o desafio continua sendo aprimorar as estratégias, pensar em novas possibilidades e alinhar cada vez mais os conteúdos de geração de leads com o perfil e as necessidades dos empreendedores com potencial para se tornarem associados.

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