Você se interessa por SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismo de Busca)? Os lojistas brasileiros, ao que parece, sim, e dizem “não viver sem SEO” em suas plataformas de venda, sabendo da relevância da busca online. Foi o que responderam 36% dos empreendedores do varejo ouvidos pela agência Hedgedhog Digital, em parceria com o E-commerce Brasil.
Além disso, 85% afirmaram ainda que o SEO contribui para aumentar o reconhecimento da loja online, e para 39% a otimização é a segunda melhor estratégia para gerar mais vendas no e-commerce (ficam atrás de Google Ads, com 42%).
Mas 15% dos entrevistados disseram ainda NÃO medir o impacto do SEO em suas lojas virtuais. Para esses, o recado vem de uma outra pesquisa da Hedgedhog Digital, o estudo “State of search Brazil”, que apontou um aumento na busca online antes de uma compra pela internet.
- Em 2021, 88% buscaram por computadores e 93% em smartphones, representando um crescimento de 12,8% e 11%, respectivamente.
E tem mais!
A busca como parte da jornada de compra
Realizada em todo o território nacional com mais de 3 mil pessoas entre maio e junho de 2021, e divulgada no dia 1º de dezembro, a segunda edição do estudo trouxe informações que mostram como o brasileiro faz suas buscas e como a pesquisa tornou-se uma parte importante na sua jornada de compra – o que reforça a necessidade dos e-commerces investirem cada vez mais em SEO para garantir as melhores posições nas pesquisas.
Confira os principais dados do estudo “State of search Brazil”.
Entre os que fizeram buscas da compra no computador:
- 68% por meio de texto (digitando)
- 2% por meio de voz (falando)
- 30% tanto por texto quanto por voz
Entre os que fizeram buscas da compra no smartphone:
- 53% por meio de texto (digitando)
- 5% por meio de voz (falando)
- 42% tanto por texto quanto por voz
Sobre busca por voz, via smartphone e tablet, o estudo destaca que, em comparação com a pesquisa de 2020, houve um aumento de 25% no Brasil em um ano. O uso dos aparelhos celulares contribui para o hábito da busca por voz estar em alta.
⭐ Detalhe: a busca por voz foi uma das tendências apontadas na edição 2019 do RD Summit. Temos um resumo aqui sobre o que foi falado sobre a “Era da voz” no evento.
Rotina da busca online antes da compra
O “State of search Brazil” também traz informações comparando dados entre os que compram pelo computador e os que compram pelo smartphone. Veja as três situações mais bem colocadas na pesquisa.
Compradores pelo computador
- 25% pesquisaram na internet (Google e outros buscadores) antes da compra
- 13% pesquisaram em marketplaces (tipo Magalu, Mercado Livre)
- 12% pesquisaram em “buscadores de imagens”
Compradores pelo smartphone
- 23% pesquisaram na internet antes da compra
- 14% pesquisaram em marketplaces
- 10% pesquisaram em “buscadores de imagens”
- 10% pesquisaram nos sites das empresas
Produtos campeões na busca online
De acordo com o estudo, os segmentos de produtos mais buscados pelos consumidores brasileiros nos últimos 12 meses foram:
- Eletroeletrônicos: 53%
- Alimentação: 48%
- Moda: 47%
- Entretenimento: 41%
- Supermercado: 40%
- Cursos 37%
- Beleza: 37%
- Turismo: 31%
- Bem-estar: 26%
- Casa e jardim: 25%
- Limpeza: 23%
- Artesanato: 11%
E o Google?
A expressão “dá um Google” continuam a fazer sucesso entre os consumidores brasileiros, como atesta o “State of search Brazil”:
- 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer alguma busca online no último ano.
Desse total:
- 82% pesquisaram conteúdos e informações; e
- 70% pesquisaram produtos com a finalidade de consumo.
O estudo diz ainda que, ao pesquisar um produto no Google, 61% dos consumidores brasileiros também pesquisam em outras páginas e sites, comprando naquele que oferecer o melhor custo-benefício.
Outro dado que confirma uma das certezas sobre o uso do Google (e objetivo de toda estratégia de SEO): 60% das pessoas preferem acessar os resultados na primeira página, sendo que:
- 13% clicam no primeiro resultado – independentemente de ser anúncio publicitário ou não; e
- 27% dizem clicar no primeiro resultado após o anúncio (a chamada “busca orgânica”, impulsionada pela otimização).
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Fonte: “State of search Brazil”
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