Entenda como estratégias bem elaboradas de inbound marketing para fintechs fomentam o crescimento do negócio
Inovar na prestação de serviços e produtos financeiros é o principal objetivo das fintechs. Estamos falando de startups ou empresas em que a tecnologia é o principal diferencial em relação às instituições financeiras tradicionais.
Ou seja, ser um negócio totalmente digital é uma das principais características de uma fintech. Logo, o inbound marketing é uma estratégia essencial na busca por crescimento e resultados assertivos para essas empresas.
Além de enfrentar a concorrência que cresce cada vez mais no setor, as fintechs ainda precisam competir com os recursos e reconhecimento de marca dos bancos tradicionais. Nesse sentido, o inbound marketing para fintechs ajuda a superar obstáculos, além de proporcionar mais proximidade com os usuários e auxiliar no acompanhamento desse mercado extremamente dinâmico.
Pensando nisso, separamos neste texto mais informações sobre o “boom” das empresas de tecnologia financeira, os principais desafios enfrentados por essas startups e como o inbound marketing para fintechs pode impulsionar o desenvolvimento desse tipo de negócio.
O crescimento das fintechs no Brasil
Frutos da 4ª Revolução Industrial e responsáveis por revolucionar o mercado financeiro, as fintechs oferecem diversos serviços digitais de forma simples e prática, sem que os usuários precisem sair de casa.
As pessoas resolvem questões bancárias a qualquer hora do dia por meio do smartphone: limite do cartão de crédito, empréstimos e seguros podem ser solucionados na palma da mão. E toda essa facilidade reflete diretamente nos números apresentados pelo setor.
Na contramão da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, o mercado de fintechs vem ganhando cada vez mais espaço. A prova disso é que, o Distrito Dataminer, responsável por diversos levantamentos sobre o segmento, considera as fintechs a “ponta de lança” do ecossistema de startups no Brasil.
Essa análise faz ainda mais sentido quando levamos em consideração os números mais recentes apresentados pelo mercado:
💲 O levantamento Inside Fintech Report, realizado pelo Distrito Dataminer, aponta que as startups financeiras brasileiras captaram 1,9 bilhão de dólares ao longo de 2020;
💲 Houve um crescimento de 34% no número de fintechs no Brasil em 2020 em comparação com o ano anterior, segundo dados do Distrito Fintech Report;
💲 Estudo do BIS (Banco de Compensações Internacionais), organização internacional responsável pela supervisão bancária, mostra que o Brasil responde por 50,5% do total de investimentos realizados no setor na América Latina. A soma chega a US$ 2,49 bilhões, sendo a maior parte direcionada aos bancos digitais e empresas de serviços de pagamento.
Entre os fatores que proporcionam o avanço do segmento está o que o presidente da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), Diego Perez, chama de “fintechzação de estruturas não financeiras”. Em entrevista à Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Perez citou o caso da empresa de varejo Magalu, que introduziu ao mercado a conta digital MagaluPay.
Além disso, o lançamento do PIX tornou-se uma oportunidade de buscar um lugar ao sol e competir com bancos maiores e instituições financeiras. Isso porque a mesma tecnologia de instantaneidade nos pagamentos está disponível para grandes conglomerados e para uma fintech com poucos anos de vida.
Por outro lado, a expansão das fintechs representa um cenário cheio de desafios, novas demandas, “corrida” por mais inovação e, principalmente, a necessidade de conquistar cada vez mais clientes.
Principais desafios das fintechs
Apesar do cenário ser favorável e proporcionar inúmeras oportunidades, as fintechs ainda encontram barreiras para o seu crescimento. Independentemente da área de atuação da startup financeira – meios de pagamento, criptomoedas, risco e compliance, backoffice ou área de crédito – os desafios são muitos.
Enfrentar grandes player do mercado
As fintechs que estão entrando no mercado agora precisam competir com organizações financeiras estabelecidas. Essas empresas já contam com uma base extensa de dados, fator determinante para o desenvolvimento de novos produtos e ofertas.
Para superar esse obstáculo, as startups financeiras têm buscado conhecer bem o seu público-alvo. Esse ponto é fundamental para introduzir soluções que atendam as demandas dos usuários.
Tomar decisões baseadas em dados
Encontrar resoluções assertivas e apoiadas em dados é fundamental para definir as ações corretamente e ganhar mais competitividade no mercado.
Por mais que as fintechs já estejam preocupadas com essa questão, uma das principais dores sentidas no setor é a maneira como esse grande volume de informações podem ser usadas de forma estratégica.
Vencer a concorrência
O crescimento do número de fintechs e os grandes players do mercado financeiro aumentam a concorrência e aceleram a busca por recursos inovadores.
Criar soluções financeiras inéditas, menos burocráticas, mais intuitivas e com custo baixo é um grande desafio. As fintechs que conseguem proporcionar tudo isso ao mercado já estão um passo à frente.
Falta de planejamento de marketing digital
Muitas fintechs começam a implantar ações de marketing digital sem ter uma estratégia definida para atrair novos clientes e investidores. Esses erros costumam ser bem frequentes e podem custar caro para a empresa.
Nesse sentido, é fundamental definir os objetivos, as metas e o orçamento que serão repassados para a área de marketing. Isso vai auxiliar no momento desenvolver procedimentos que atendam as necessidades da fintech e tragam resultados consistentes.
Inbound marketing para fintechs
Independentemente do tamanho da startup financeira, uma coisa é certa: o inbound marketing para fintechs vai ajudar (e muito!) em várias frentes do seu negócio.
A base das fintechs é entender as necessidades dos usuários e oferecer produtos que possam facilitar a vida deles. E o inbound marketing é uma metodologia que vai ao encontro desse objetivo.
Por meio de estratégias assertivas de inbound marketing é possível responder perguntas que vão auxiliar no desenvolvimento de soluções digitais amplamente especializadas.
Para conquistar os consumidores e ser uma empresa diferenciada no meio de um setor tão concorrido é preciso conhecer bem a persona do seu negócio. Essa definição vai fazer com que a empresa envie a mensagem correta para as pessoas certas. Sem uma persona definida, a fintech pode desenvolver soluções que não contemplam as demandas do mercado.
A compreensão aprofundada sobre seus concorrentes também é um motivo para investir em inbound marketing para fintechs. No caso de startups financeiras que competem com organizações já estabelecidas no mercado, é essencial entender quais são os recursos oferecidos pela concorrência.
Mas um dos benefícios mais importantes do inbound marketing para fintechs é aumentar o conhecimento da marca e das soluções oferecidas pela empresa. Com estratégias digitais adequadas e bem definidas, a fintech consegue se conectar com leads altamente qualificados – com grande potencial de serem clientes.
Apesar de enfrentar grandes desafios, as fintechs têm um cenário que mostra inúmeras possibilidades. Todas essas alternativas podem ser exploradas de forma assertiva se a sua empresa contar com o inbound marketing como aliado.
Uma boa estratégia inbound marketing tem o poder de trazer mais autoridade e aumentar a confiança da sua fintech diante do mercado.
Por isso, entre em contato com a gente e veja como a Vocali vai ajudar sua empresa a construir conteúdos especializados e que se destaquem perante a concorrência.
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