Quem usa o RD Station para gerenciar sua base de contatos já se deparou com os leads desengajados. São aqueles contatos que não abrem seus emails nem interagem há algum tempo – e para os quais não é recomendado que você envie suas campanhas.
Se a base da sua empresa tem muitos leads desengajados, você provavelmente já montou uma campanha e no momento do envio percebeu que uma parcela considerável de contatos não estava apta a receber o email, certo? Além de frustrante, esse cenário pode atrapalhar a análise de suas métricas e prejudicar seus resultados de inbound marketing.
Mas o que fazer com esses leads? É possível reengajá-los? Devo deletar esses contatos da minha base?
Como funciona o engajamento dos leads?
Primeiro é preciso entender o que são os leads desengajados. De acordo com informações da própria Central de Ajuda do RD Station, um lead se torna desengajado depois de não abrir ou clicar em nenhum email nos últimos 145 dias:
“Se o lead não interagir, seja com abertura ou clique em um e-mail, após receber sua terceira campanha, ele já é considerado desengajado, independentemente do tempo que está na Base de Leads. Sendo assim, é considerado lead desengajado aquele que recebeu mais de 2 campanhas e não abriu ou clicou em nenhuma delas nos últimos 145 dias.”
Os riscos de enviar emails para leads desengajados
A lista de desengajados não existe por acaso. A seleção desses contatos serve justamente para evitar que você envie um email marketing para quem não está interessado no seu negócio.
Mandar campanhas para a lista de desengajados prejudica a reputação do seu domínio, aumenta as chances de que seus emails acabem no spam ou até mesmos em blacklists, além de prejudicar seu engajamento como um todo.
Embora o ideal seja não enviar emails para esses contatos, algumas ações pontuais podem ser executadas para higienizar a sua base e recuperar alguns leads. E é sobre isso que vamos falar a seguir.
Como trabalhar os leads desengajados?
A solução mais drástica é excluir da sua base os leads que não interagem mais. Mas antes disso, você pode montar ações para reaquecer esses contatos, confirmando se eles realmente não têm mais interesse nos seus conteúdos ou se podem voltar a receber as comunicações da sua empresa. Confira alguns passos para reaquecer sua base:
1. Mantenha seus leads engajados
O ideal, obviamente, é que seus leads não acabem nos desengajados. Para isso é importante que você conheça a sua base e envie conteúdos úteis e de qualidade.
Segmentar bem os seus leads também é uma forma de manter o engajamento, pois permite que cada lead receba apenas os conteúdos que mais lhe interessam.
2. Crie campanhas de reengajamento
Muitos dos leads desengajados podem, de fato, não ter mais interesse nos conteúdos que você envia. Mas é possível que alguns deles ainda considerem seus conteúdos relevantes.
Para descobrir quem ainda tem condições de voltar a engajar, você pode enviar uma campanha direcionada para os desengajados perguntando se o lead quer continuar na lista, e se ele ainda deseja manter essa comunicação.
Uma boa alternativa é criar uma landing page ou formulário em que o lead pode selecionar sobre quais assuntos deseja receber os emails. Assim você melhora não apenas o engajamento, mas também a segmentação da sua base. 😉
3. Estabeleça uma frequência nas ações de reengajamento
Não se esqueça: uma campanha para desengajados é uma exceção à regra de não enviar emails para esses leads. Por isso, essa é uma ação que deve ser feita de maneira pontual.
Mas você pode estabelecer uma frequência para essas campanhas. É possível, por exemplo, que o email para reengajamento será enviado a cada seis meses.
4. Não fique apenas no email marketing
As ações de reengajamento não precisam estar limitadas ao envio de emails. Uma maneira interessante de reaquecer contatos desengajados é por meio de campanhas de mídia paga segmentadas e direcionadas para esse público.
5. Higienize sua base de leads
Let it go!
Você enviou emails de engajamento, criou campanhas de mídia paga e ainda assim o lead segue desengajado? Pode ser o momento de deixá-lo ir.
Lembre-se que a higienização da base é um ponto importante dentro do trabalho de email marketing – principalmente considerando as mudanças que devem vir com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Por isso, é importante avaliar se os emails que não interagem mais com a sua marca precisam continuar com na base ou podem ser excluídos para dar lugar a contatos realmente valiosos para o seu negócio.
Saiba mais sobre a nutrição de leads
Trabalhar os leads desengajados é apenas uma das estratégias para otimizar o relacionamento da sua marca com a base de contatos. A nutrição de leads, por sua vez, faz parte das etapas do funil do inbound marketing.
Para saber mais sobre gestão de leads e ações de relacionamento e email marketing, confira os textos que já publicamos no blog da VOCALI sobre esse assunto:
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